CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Cultura 05/07/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO RESULTADO FINAL PARA BANDA DE MÚSICA DE SENADOR POMPEU CHICO PISTON

Resultado final do processo seletivo de músicos para composição da banda de música municipal de Senador Pompeu Chico Piston

#Cultura 13/06/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO PROCESSO SELETIVO DE MÚSICOS PARA COMPOSIÇÃO DA BANDA DE MÚSICA MUNICIPAL DE SENADOR POMPEU CHICO DO PISTON

PROCESSO SELETIVO DE MÚSICOS PARA COMPOSIÇÃO DA BANDA DE MÚSICA MUNICIPAL DE SENADOR POMPEU CHICO DO PISTON

#Cultura 05/03/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO Projeto Toda Banda de Música é uma Escola

A Secretaria da Educação, Cultura e Desporto de Senador Pompeu, através do Departamento da Cultura, informa que estão abertas as inscrições para o Projeto Toda Banda de Música é uma Escola.

Este projeto consiste em aulas de música gratuitas nos turnos Manhã e Tarde, para os alunos do 6° ao 9° Ano.*

Documentos necessários para a inscrição:

Cópia da Certidão de Nascimento ou RG e CPF do aluno;

Comprovante de matrícula;

Cópia do RG e CPF do responsável pelo aluno e comprovante de residência.

VAGAS LIMITADAS!

#Cultura 09/09/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO PROCESSO ADMINISTRATIVO DE TOMBAMENTO n.º 01/2021 - Conselho Municipal de Patrimônio Cultural

Clique no link abaixo e tenha acesso ao PROCESSO ADMINISTRATIVO DE TOMBAMENTO n.º 01/2021 - Conselho Municipal de Patrimônio Cultural.

#Cultura 29/08/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO Senador Pompeu realizará Concurso MISS E MISTER SENADOR POMPEU 2019 Em parcderia com o Governo do Estado do Ceará, apresentamos o evento MISS E MISTER SENADOR POMPEU 2019 que, tem como tema SERTÕES DE RENDEIRAS E VAQUEIROS.
O Concurso Miss e Mister Senador Pompeu 2019 é um concurso que faz parte das Festividades alusivas à Emancipação Política de Senador Pompeu, é organizada pela Secretaria da Educação, Cultura e Desposto e destinado ao público de todas as faixas etárias, cuja função é promover o turismo social e a cultura em âmbito local, no qual os vencedores representarão a cidade de Senador Pompeu em concursos regionais e eventos locais.


#GovernoMunicipal #SenadorPompeu
#CuidandodasPessoas
#Cultura 01/07/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO A Prefeitura de Senador Pompeu, por meio da Secretária da Educação, abre inscrições para as Oficinas de Teatro A Prefeitura Municipal de Senador Pompeu, por meio da Secretária da Educação, Cultura e Desporto abre inscrições para as Oficinas de Teatro Comunitário e Seleção de atores para montagem do espetáculo “O Campo de Concentração de 1932” de Valdecy Alves, que fazem parte de ações permanentes do Departamento da Cultura do Município e tem como objetivo principal estimular o fazer teatral por parte de crianças, jovens e adultos de maneira contextualizada com a realidade e cultura local, despertando assim, o resgate de costumes e fazeres do cotidiano da população de Senador Pompeu.
A oficina pretende despertar o talento artístico do público alvo para a interpretação e representação, a partir do conhecimento popular tradicional e de uma didática baseada numa concepção de colaboração comunitária e coletiva. Levando em consideração que a arte de representação é algo inerente à natureza humana (já que na história da humanidade desde o ser humano primitivo essas manifestações já existiam, fosse para comemorar uma colheita, uma caça bem sucedida ou até mesmo de culto a natureza ou a deuses), podemos afirmar que com o estimulo e domínio de algumas técnicas teatrais básicas, toda e qualquer pessoa pode se tornar um artista em potencial.
#Cultura 27/05/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO Artistas e produtores culturais se reúnem para debater as práticas de fazer e gerir projetos culturais no Ceará. Artistas e produtores culturais se reúnem para debater as práticas de fazer e gerir projetos culturais no Ceará nos dias 24 e 25 de maio, na 14° Crede em Senador Pompeu. ?
Aberta ao público e gratuita, o curso livre foi mediado por Breno Torquato, gestor municipal da Cultura e por Kleber Pinheiro, Artista e Coordenador de Políticas Culturais e Fomento a Arte na Gestão Pública Municipal.

O encontro, titulado Curso Livre em Projetos Culturais serviu para subsídio e forma de auxiliar na, Inscrição do Mapa Cultural do Ceará, Planejamento em Cultura, Elaboração de Projetos Culturais, Captação de Recursos e Sistemas de Financiamento à Cultura, que levantaram questões e buscaram provocar o debate sobre a temática durante todo o ano numa política de descentralização e garantia dos direitos culturais por meio do Programa de Formação e Pesquisas Culturais.
#Cultura 13/05/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO A equipe do Departamento da Cultura participou neste sábado (11/05) do VI Seminário Sertão - Seca - Memória e cidadania A equipe do Departamento Municipal da Cultura participou neste sábado (11/05) do VI Seminário Sertão - Seca - Memória e Cidadania. Realizado pelo ativista Valdecy Alves, debatendo sobre a Memória e Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultura de Senador Pompeu, CE.
#Cultura 29/04/2019 SECRETARIA DE TURISMO, CULTURA, JUVENTUDE E DESPORTO A dança é a linguagem secreta da alma - 29 de Abril Dia Internacional da Dança A dança é a linguagem secreta da alma - Martha Grahan.

Parabenizamos todos os grupos de dança de Senador Pompeu, por estar sempre resgatando a cultura de nossa cidade por meio da dança.
#Cultura 30/11/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO Natal de Luz - Senador Pompeu.
#Cultura 17/08/2018 SECRETARIA DE TURISMO, CULTURA, JUVENTUDE E DESPORTO Hoje, 17 de agosto de 2018 celebramos o Dia Internacional do Patrimônio Histórico Nacional Hoje, 17 de agosto de 2018 celebramos o Dia Internacional do Patrimônio Histórico, e é no sertão do Ceará as margens do Patú que se edificaram os famosos casarões, sinônimo de força e resistência do homem nordestino que luta bravamente para manter sua integridade e a sua história nesta cidade cheia de sabedoria, fé, beleza e perseverança.

“Vida longa à Dona Carmelia,
Viva os Casarões,
Viva as Almas da Barragem,
Vida longa aos Peregrinos,
Viva Luiza Lô,
Viva a Barragem do Patú,
Viva Senador Pompeu”
#Cultura 16/07/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO Governo Municipal de Senador Pompeu em parceria com o Sesc realizam o Arraiá Humaitá - Circuito de Quadrilha Juninas. O Sesc, em parceria com o Governo Municipal de Senador Pompeu, através da Secretaria de Educação Cultura e Desporto, realizaram neste domingo (15/07) o Arraiá Humaitá - Circuito de Quadrilhas Juninas Sesc Ativo, em que tivemos a participação das quadrilhas das cidades de Iguatu e Senador Pompeu através dos grupos: Nação Nordestina, Junina Santo Antônio e da Quadrilha Fulô do Sertão.

O evento movimentou e lotou o Ginásio Poliesportivo de Senador Pompeu, tendo o seguinte resultado:
Casamento - Junina Santo Antônio (Iguatu)
Marcadora - Quadrilha Fulô do Sertão (Senador Pompeu)
Noivo - Junina Santo Antônio (Iguatu)
Noiva - Junina Santo Antônio (Iguatu)
Rainha - Junina Santo Antônio (Iguatu)

1° Lugar - Junina Santo Antônio (Iguatu)
2° Lugar - Quadrilha Fulô do Sertão (Senador Pompeu)
3° Lugar - Nação Nordestina (Iguatu). Três mil reais foi distribuído entre os vencedores, além de troféus e medalhas para os destaques. A campeã, Junina Santo Antonio, representará a macro-região Sertão Central 2 em Jaguaribe no dia 19, disputando o estadual.
#Cultura 07/07/2018 SECRETARIA DE TURISMO, CULTURA, JUVENTUDE E DESPORTO SENADOR POMPEU - Investimento na Cultura, proporcionando cada vez mais capacitação aos profissionais. A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto investe na Cultura, quando proporciona que os profissionais possam se capacitar cada vez mais.

O maestro Maurílio Alencar está em Viçosa do Ceará participando do 14° Festival de Música da Ibiapaba, onde trará novos conhecimentos e poderá partilhar com seus alunos e nossos munícipes.

Prefeitura Municipal cuidando das pessoas e da Cultura do nosso município.
#Cultura 07/07/2018 SECRETARIA DE TURISMO, CULTURA, JUVENTUDE E DESPORTO SENADOR POMPEU - Mestre João André participou da Diplomação de Mestres e Mestras da Cultura de Grupos e Coletividade. No dia (25/06) nossos mestres do Sertão Central estiveram presente na - Diplomação Mestres e Mestras da Cultura de Grupos e Coletividade e entrega do Titulo notório Saber em Cultura Popular - que ocorreu no teatro Jose de Alencar.
Foi uma tarde de encontros e acolhimentos inesquecível.

Na foto: Mestre João André do São Joaquim de Cima (Senador Pompeu), Mestre Joaquim Roseno, Fabiano Piuba, Mestre Chico é Mestre Piauí .
#Cultura 19/04/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO CULMINÂNCIA DO PROJETO DO LIVRO INFANTIL As crianças da creche Sarah Nogueira estiveram na Biblioteca Municipal Maria Altamir Borges de Macedo, nesta quinta-feira, dia 19, participando da culminância comemorativa ao Dia do Livro Infantil, festejado em 18 de Abril. A Diretoria de Cultura Municipal ornamentou a biblioteca transformando em um ambiente atrativo para acolher bem os pequenos leitores.
Várias ações foram pensadas e planejadas para esse momento, como a contação de histórias, danças, exibição de filmes infantís, além da vinda de algumas crianças caracterizadas com os personagens que marcam a literatura infantil. Para o lanche a receita veio da cozinha do Sitio do Pica-Pau Amarelo, pois foram preparados os famosos e deliciosos bolinhos de chuva da Tia Anastácia.
#Cultura 26/03/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO Convite: Sessão Ordinária que tratará da Lei de Proteção do Patrimônio Histórico Cultural em Senador Pompeu. Convidamos você para a Sessão Ordinária que tratará da reformulação da Lei de Proteção do Patrimônio Histórico-Cultural de Senador Pompeu/CE, a realizar-se no dia 27 de março de 2018, às 19 horas na Câmara Municipal de Senador Pompeu.
www.senadorpompeu.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 08:57:38